Orlando e o Rinoceronte (Alexandra Lucas Coelho)

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Alexandra Lucas Coelho, jornalista e conceituada escritora portuguesa, estreia-se agora numa coleção infantil, «As Aventuras de Orlando».
No primeiro volume, «Orlando e o Rinoceronte», crianças, jovens, adultos e séniores terão a oportunidade de revisitarem trechos da História do nosso Portugal. Tudo isto através de uma escrita solta, aventureira e sonhadora, de quem sabe ser criança em qualquer idade.
 
Orlando é um menino de oito anos que, do amor dos pais, herdou cabelo ruivo e carapinha. Essa junção nem sempre o anima, muito menos o amor de Sofia, a garantir-lhe que um dia se casará com ele.
 
Depois do divórcio dos pais, Orlando habituara-se a dividir o seu tempo em duas casas. Foi na casa da mãe que, um dia, enquanto o seu pai viajava, recebeu uma estranha carta daquele com um desenho de um estranho rinoceronte.
 
Através dessa enigmática carta, Orlando partirá numa aventura ao desconhecido, uma viagem no tempo, acompanhada pelo seu peculiar tio Tristão, a viver no Brasil.
 
O desenho do rinoceronte que tanto deslumbrou Orlando, é o cenário criado para a autora nos fazer regressar ao passado colonial do nosso país, embrenhando-se na história de D. Manuel I e o seu rinoceronte-indiano.
 
Rinoceronte de  Durer
Xilogravura inspirada no Rinoceronte-indiano chegado a Lisboa em 1515
 
Numa entrevista à SAPOMAG, sobre os intentos desta coleção, a autora refere a criação de uma série de livros que permitam lidar : "(...) "com a vida, com a família, com o passado, com questões de género, tanta coisa que pode ainda ser contada para crianças".
 
Através do fascínio que só as crianças sabem impor, Alexandra Lucas Coelho desafia-nos a revisitar o passado do país, apontando o seu lugar vitalício na memória de todos nós.
 
Gostei imenso e só posso recomendar.
O segundo livro da coleção está previsto para a primavera de 2018.
 
 
 
Com o apoio:
 
 

Boas leituras e sejam felizes,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan