Seja feliz,

"Amo-te Thaïs! Amo-te mais do que a minha vida e a mim mesmo. Por ti, deixei o saudoso deserto, por ti, os meus lábios, votados ao silêncio, pronunciarão palavras profanas; por ti, vi aquilo que não deveria ver, ouvi o que me fora proibido escutar; por ti, a minha alma conheceu a aflição, o meu coração abriu-se e dele jorraram secretos pensamentos, semelhantes às nascentes onde vêm beber as pombas; por ti, caminhei dia e noite sobre areias povoadas de larvas e vampiros; por ti pousei o meu pé nu em cima de víboras e escorpiões! Sim! Amo-te, mas não como esses homens que, inflamados pelo desejo da carne, vêm até ti parecendo lobos vorazes ou touros furiosos. Desejam-te do mesmo modo que a gazela é desejada pelo leão. Os seus amores carnívoros devoram-te até à alma, mulher! Eu, pelo contrário, amo-te em espírito e verdade, amo-te em Deus e pelos séculos dos séculos; o que por ti sinto no meu peito chama-se ardor verdadeiro e divina caridade. Prometo-te algo de melhor do que a embriaguez florida e os sonhos de uma noite breve. Prometo-te santas refeições e bodas celestes. A felicidade que te venho trazer não terminará nunca, é inaudita e de tal modo inefável que, se os homens felizes deste mundo dela pudessem conhecer apenas um vislumbre, imediatamente morreriam de espanto." | p.94
"Ele morreu, mas viveu (...), e tu morrerás sem teres vivido." p.199
Quero morar numa cidade onde se sonha com chuva. Num mundo onde chover é a maior felicidade. E onde todos chovemos.
"Mas o que realmente acentua a intensidade é um novo pensamento que surge sempre que uma tensão aflora: como se pode suportar isto ao longo de uma vida inteira?"
"A própria necessidade de explicar constitui o âmago do insulto: se o parceiro precisa de uma explicação, ele ou ela não é digno claramente de a receber. Deveríamos acrescentar: é um privilégio ser destinatário de um amuo; significa que a outra pessoa nos respeita e confia em nós o suficiente para pensar que devíamos compreender a sua muda mágoa. É um dos mais estranhos dons do amor."
"É uma coisa maravilhosa viver num mundo onde tanta gente é amável para com as crianças. Seria ainda melhor se vivêssemos num mundo em que fôssemos um bocadinho mais amáveis para com os lados infantis de uns e outros entre nós."
"(...) o amor é uma arte, não apenas um entusiasmo."
"Mas fui-me habituando aos seus discursos e deixava-a falar, consciente de que esse exasperado conceito que parecia ter de si mesma e que com tanta insistência me queria transmitir fazia parte do seu carácter. E ainda que os factos não coincidissem com os da sua vida real, admitia que este era o económico preço que eu tinha a pagar para ser tão bem servida."
"Cada um tem de cantar a sua canção."
"Um instante antes de ficar presa entre a parede e o seu corpo, no momento em que os seus braços me envolviam e se aproximava da minha boca o hálito da sua, um último relâmpago de lucidez veio dizer-me que era eu e não ele quem justificava a obscura e ruidosa história de Dorotea, mas que, de qualquer modo, fosse qual fosse o caminho que a partir de agora o destino me apresentasse, nunca me seria dado saber se a canção que ia cantar seria alguma vez a minha."
"Estou farta de tudo o que conheço e quero procurar o desconhecido. Percebi que não havia alegria na alegria e este homem veio ensinar-me que a verdadeira alegria está na dor. Acredito nele, pois ele possui a verdade."