Torto Arado (Itamar Vieira Júnior)

quarta-feira, 31 de julho de 2019


Itamar Vieira Junior, vencedor do Prémio Leya 2018, escreveu um livro de enorme beleza e repleto de importantes simbolismos, do princípio ao fim. Atrevo-me, inclusivamente, a defender que são todos esses simbolismos sobre a pobreza e preconceito social de um Brasil inalterável, que fazem deste livro uma obra de rara qualidade. Qualidade essa quer ao nível literário, quer ao nível do seu grande propósito que, tal como o autor o defendeu, se prende com um apontar de dedo a essas diferenças sociais tão marcadas naquele país.
 
"Ainda recordo a palavra que escolhi: arado. Me deleitava vendo meu pai conduzindo o arado velho da fazenda carregado pelo boi, rasgando a terra para depois lançar grãos de arroz em torrões marrons e vermelhos revolvidos. Gostava do som redondo, fácil e ruidoso que tinha ao ser anunciado."

 
A história começa quando duas irmãs, Bibiana e Belonísia, filhas de trabalhadores de uma fazenda no Sertão da Bahia, se escapam ao quarto da sua avó para lhe descobrir os segredos. A mala da avó era o centro desse segredo e a fonte de curiosidade das duas meninas. Dentro dessa mala, uma faca brilhava destemida. A curiosidade das crianças levou a que Belonísia a sentisse na sua língua, cortando-a sem querer e mudando-lhe, irremediavelmente, o futuro de ambas.
 
"Foi assim que me tornei parte de Belonísia, da mesma forma que ela se tornou parte de mim. Foi assim que crescemos, aprendemos a roçar, observamos as rezas de nossos pais, cuidamos dos irmãos mais novos. Foi assim que vimos os anos passarem e nos sentimos quase siamesas ao dividir o mesmo órgão para produzir os sonhos que manifestavam o que precisávamos."

 
A união entre as irmãs cresceu com a ausência da língua de Belonísia. O corte da sua língua massacrava a avó com um desgosto que continha, para lá da compaixão, um sentimento de culpa pesado como a terra. A vida continuaria a passar, como sempre, indiferente e atarefada na pressa dos dias e no trabalho que só a terra exige.
 
Tudo parecia ter encontrado uma rotina casada com a paz dos dias iguais mas Bibiana tinha sonhos para lá daquele lugar, sempre inseguro e dependente da vontade dos donos da fazenda.
 
"De tudo que vi meu pai bem querer na vida, talvez fosse a escrita e leitura dos filhos o que perseguiu com mais afinco. Quem acompanhasse sua vida de lida na terra ou a seriedade com que guardava as crenças do jarê, acharia que eram os bens maiores de sua existência. Mas pessoas como nós, quando viam o orgulho que sentia dos filhos aprendendo a ler e do valor que davam ao ensino, saberiam que esse era o bem que mais querias poder nos legar."
 
Foi assim que se tornou professora, apaixonou-se e partiu escondida de todos. O afastamento criaria um fosso esperado entre si e Belonísia, um profundo golpe com o qual teria de lidar e para a irmã mais velha, suportá-lo numa pesada culpa.
 
Através da relação destas duas irmãs, o autor espelha a vida difícil dos campos, dos agricultores e exploradores, mostra-nos a injustiça vivida por estes homens e mulheres sempre vistos como desiguais e que, infelizmente, ainda se mantém firme. Essa desigualdade social nascida há tantos anos atrás continua presente numa atualidade em que tal não deveria ser, sequer, fruto da imaginação de ninguém. Questionar estes cenários é, também, uma imposição direta na leitura deste livro.
 
Voltando à questão dos simbolismos na sua obra, acredite que nada é por acaso. A voz do livro é voz de mulher. A mulher como sensibilidade e força, refletida no trabalho do homem e no desejo de conquistar um pouco de terra. A língua cortada como fonte de segredos que parecem não ter fim. O silêncio como culpa pesada e que se reflete, magistralmente, na vida de cada personagem como um fardo, um castigo de Deus que cobra, firme, a ordem das coisas.
 
Itamar Vieira Junior escreve com sensibilidade e com o conhecimento de quem estudou, também, esta realidade. (É formado em Geografia e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos). Estamos, por esse motivo entre muitos, perante uma obra de - repito - rara beleza e encanto. É impossível ao leitor, através de uma escrita tão visual, não sentir de perto a terra quente, os pés descalços, o trabalho pesado que a terra pede, a natureza no seu esplendor, a união dos homens na adversidade da vida. O sofrimento. O sonho. E, por fim, o amor.



Recomendo com ambas as mãos.


Seja feliz,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan