Penas de Pato (Miguel Araújo)

segunda-feira, 5 de novembro de 2018


«Penas de Pato» é o livro de estreia do conhecido cantor português Miguel Araújo. Na sequência de vários textos de opinião enquanto colaborador da revista Visão, surge este pequeno livro com textos soltos de quem, pacificamente, vê a vida a passar da varanda. Dessa varanda, o autor mostra-nos uns olhos atentos de quem vê não só para fora, mas sobretudo, de quem tem os olhos virados para dentro.
Miguel Araújo tem-se como um homem introvertido, pouco dado a alaridos, escondido numa fama que pouco lhe dá, numa espécie de infância confortável da qual retirou o melhor da sua vida.
Ao ler «Penas de Pato», o leitor será desafiado a empregar um pouco mais de atenção para as pequenas coisas da vida. Aqui não se fala de um pato, concretamente. Muito menos das suas penas. Simbolicamente, as penas de pato transferem-nos para essa leveza da vida tão mascarada pelas pressas, pelos desejos quotidianos, que nos enchem a barriga com um rei já há muito ultrapassado.
O pequeno livro de crónicas de Miguel Araújo agrada precisamente por essa leveza, quer ao nível do conteúdo, como ao nível da sua escrita: sem pressas, sem subterfúgios e muito limpa.
 
É através destes pequenos textos que o autor nos partilha, igualmente, o seu processo criativo enquanto músico e letrista. É interessante perceber o quanto uma letra, aparentemente tão pequena, abraça em si um conjunto de histórias que parecem não ter fim. Uma canção, mais do que cantada, é antes contada por alguém que lhe viveu toda uma história. E este livro é a prova viva disso mesmo.
 
 
 
 Com o apoio:
 
 
 

Seja feliz,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan