Os três seios de Novélia (Manuel da Silva Ramos)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019


Ler este livro é atirar-se ao ar sem questionar. É um desprendimento do convencional, do politicamente correto, de linhas certas e orientadoras que nos mostrem uma história direita, do princípio ao fim.
 
Há uma mulher. Há um homem. Há uma Lisboa e uma rua específica que, também numa hora específica, juntam o destino daqueles dois. Passam por ali, sem questionar, na mesma hora, todos os dias, todas as tardes.
 
Quem é Novélia? E o homem que nos escreve? Parece comprar-nos certezas de uma realidade só dele. Também o autor, como aquele escritor, deambula pelas ruas lisboetas à procura dos recantos de uma única mulher. A que se lhe escreve as folhas de um livro já destinado.
 
Com «Os três seios de Novélia» o autor Manuel da Silva Ramos ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett de 1968. É a primeira obra que leio do autor e arrebatamento pela beleza da sua escrita foi carimbo vitalício.
 
Nesta história sem arnês, o leitor é conduzido por frases magistrais, que nos ficam para sempre na memória, a serem relembradas naqueles momentos cruciais em que a vida nos desafia para lá do esperado.



Boas leituras.


Seja feliz,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan