Fim (Fernanda Torres)

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018


Fernanda Torres é uma conceituada atriz brasileira. «Fim» é a sua estreia no mundo literário, tendo alcançado, com a presente obra, um sucesso inquestionável.
 
«Fim» retrata a história de um grupo de rapazes, agora, séniores às portas da morte. O momento reclama, pois então, reflexões por parte de todos eles: a tenra idade, as aventuras, os amores, os desamores, as mulheres, os filhos, as amantes. Uma vida repleta de vida, agora, a extinguir-se a passos largos.
 
A obra de Fernanda Torres é, a meu ver, uma ode à terceira idade. A tendência é esquecer o presente, tenha 20 ou 50 anos, e focar-se no passado, não me dirá? Digo-lhe eu que assim é. Porque o passado é quente, confortável e certo. Por já nada haver capaz de o mudar, surgem as memórias convenientes que nos fazem querer, sempre, voltar aos lugares (supostamente) felizes. É que o comboio já passou, as aventuras possíveis estagnam, surge a melancolia, a saudade, o arrependimento.
 
É nessa linha que as personagens, peculiares, de Fernanda Torres nos vêm reafirmar a importância de estarmos vivos, conscientes de um passado, amargurados muitas vezes com um presente que não presenteia ninguém, bem como munir-se das mais caricatas estratégias para chegar ao futuro.
 
Só mais um dia. Só mais uma oportunidade antes que o Parkinson, ou uma artrose, impossibilite a caminhada junto à praia. Quem diz isto, diria também, novas oportunidades para amar direito. Já que amar torto é a premissa de todos estes homens.
 
Conheça o Álvaro, o Neto, o Ciro, o Sílvio e o Ribeiro. Conheça as suas aventuras e desventuras, dignas de nota. Dignas de uma vida outrora repleta para, mais à frente, a sentirmos vazia de esperança, pelo que já foi e não volta. Pelo fim que chega.
 
Para os leitores mais empáticos, a impossibilidade destas personagens de mudar o que já foi, poderá originar-lhe dois sentimentos bem distintos: encerrar-se na amargura de nada poder fazer perante o fim iminente, ou prestar atenção aos pequenos detalhes, enquanto ainda vai a tempo.
 
 
Se deseja um livro sobre uma temática mais profunda, mas numa escrita leve, despretensiosa e cómica, «Fim» é a solução.
 
 
 
 
 
 
Boas leituras, seja feliz.
 

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan