O Complexo do Principezinho (Jacques-Antoine Malarewicz)

terça-feira, 28 de agosto de 2018


«O Complexo do Principezinho», do psiquiatra e psicoterapeuta Jacques-Antoine Malarewicz, é um livro de leitura obrigatória para a compreensão mais plena de uma das fases de desenvolvimento mais assombrada e temida: a adolescência.
 
Foi Aristóteles quem disse que a dúvida é o princípio da sabedoria. Quando a criança atinge esse novo estádio de desenvolvimento, desde a pré-puberdade, à puberdade em si mesma, são muitas as alterações físicas e psicológicas a serem integradas. Como uma sombra repentina, a criança cujos pais sempre idealizou, surge agora crescida e dona de um nariz empinado, com a razão debaixo do braço, com um mundo de questões que deseja, por mão própria, tocar respostas.
 
A dúvida está, portanto, intimamente ligada à fase da adolescência. São as questões sobre o mundo, é o pensamento que modifica e desenvolve, são as questões abstratas que não parecem encontrar lugar, são os pais que nunca entendem o rol emaranhado de emoções, são os amigos fiéis, vestidos na mesma moda e que proclamam, em paralelo, uma autonomia e autenticidade que nunca joga com as peças todas. Esse conceito de identidade é, igualmente, uma das conquistas mais almejadas, traduzindo-se inúmeras vezes em conflitos familiares gigantes.
 
Nos tempos atuais, essa conquista pela autonomia, reconhecida como uma das tarefas essenciais a alcançar na fase da adolescência, vem arreigada com uma série de dificuldades acrescidas para os pais, para a família em geral. Se, por si só, falamos de uma fase de desenvolvimento delicada, os tempos atuais fazem-nos questionar sobre a dificuldade acrescida em lidar, educar e orientar adolescentes que se parecem com pequenos príncipes.
 
Não é novo quando falamos em adolescentes difíceis. Em comportamentos desviantes. Em exigências incompreensíveis. É precisamente nesse ambiente de dúvida que o autor aponta dedos, faz alertas e proporciona estratégias, práticas e de reflexão, na relação com os nossos pequenos príncipes.
 
Dessa forma, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre um conjunto de temas cuidadosamente selecionado para uma compreensão mais plena desta fase, entre eles, questões relacionadas com as consequências psicológicas do culto da juventude assumido pela sociedade de hoje; a confusão entre gerações, os pais amigos e fixes; a alegada violência exercida por pais sem frisar o comportamento prepotente e com tendência à vitimização dos filhos adolescentes, entre outras questões fundamentais nesta que é, por excelência, a fase de desenvolvimento mais desafiante, mais difícil e, ainda assim, a mais enriquecedora.
 
 
Rubrica «Livros com Psicologia» #1
 
 
 
Seja feliz,


Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan