Se eu fosse tua (Meredith Russo)

domingo, 5 de agosto de 2018



«Se eu fosse tua», de Meredith Russo, é um livro parcialmente autobiográfico e fala-nos de Amanda, outrora um rapaz. Este livro chapa-nos na cara o dilema vivido por pessoas transgénero.
Ao mais comum mortal talvez o assunto lhe passe ao lado, despercebido. A verdade é que é um tema a ponderar por qualquer um de nós, atendendo sobretudo às enormes dificuldades, físicas e psicológicas, que tal processo acarreta. Desde a convicção de que não nascemos na pele certa, ao confronto, à decisão, às implicações médicas e sociais, é um caminho longo e por vezes muito penoso.
 
É com esse tema e suas ramificações que a autora de «Se eu fosse tua» nos confronta, nos agita e nos impele a refletir um pouco mais sobre a diferença e a adversidade de viver num corpo que não se sente como seu.
 
Integrado na faixa etária da adolescência, este pequeno livro pode ser lido por todos que já a ultrapassaram. Amanda personifica a dificuldade de um processo, não apenas médico, sublinhando igualmente a certeza da mudança de género como algo natural.
 
Como será viver no corpo errado?
É através dessa questão e todos os seus impedimentos que a autora nos oferece a história de uma adolescente convicta do que não quer ser, conquistando o seu papel no mundo através de um corpo que, agora e finalmente, sente como seu.
 
Restarão, pois claro, as dificuldades de uma decisão tomada. Também sobre isso a autora nos obriga a refletir para lá do óbvio, um apelo gritante à resiliência e aos sonhos construídos.
Assim seja.
 
 
 
Com o apoio,
 
 
 


Boas leituras,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan