Diário de uma miúda como tu (Maria Inês Almeida)

quinta-feira, 6 de junho de 2019


Maria Inês Almeida, jornalista de formação e dedicada à auditoria de livros infanto-juvenis, já publicou mais de 40 livros integrados naquela faixa etária. Chega-nos agora «Diário de uma miúda como tu», um diário repleto de segredos, como só os verdadeiros diários podem ser. Quem nos revela segredos é a Francisca, uma menina com os seus 9 anos e 3/4, uma idade, que segundo ela, é bem mais difícil do que aparentemente parece.
Francisca  é aquela menina que todos nós, miúdos ou graúdos, deveríamos conhecer. Atrevo-me, inclusivamente, a afirmar o quanto os graúdos, homens e mulheres, deveriam estar atentos a este diário: é um reflexo significativo da adolescência, essa fase de desenvolvimento temida pelos pais e é também um reflexo do mundo em que vivemos, a vários níveis. Passo a explicar: o sonho da Francisca é ser Youtuber. Pessoalmente, que tenho o privilégio de trabalhar diretamente com crianças, vejo esta realidade muito, muito presente. O sonho da maioria das crianças de hoje em dia passa por brilhar em frente a uma câmara e dar dicas de maquilhagem, falar dos últimos brinquedos da moda ou até, imagine, dar dicas sobre dietas. [Assustador].
Paralelamente aos sonhos de Francisca, vemos também o panorama assustador do mundo que só parece aumentar os nossos níveis de preocupação e a exigir que levantemos o rabo de encontro a ações que possam fazer a diferença. A Francisca é, também, uma menina preocupada e consciente. Nesse mundo cada vez mais assustador há que sublinhar a importância de como preservar e cuidar do meio ambiente. Nos seus vídeos de Youtube, além das partidas que decide pregar ao seu irmão mais velho, Francisca é incisiva a dar dicas sobre a importância de pouparmos água, reciclarmos e praticarmos uma conduta consciente perante o consumo. Ainda há consciência nas nossas crianças e isso é, por si só, um motivo para celebrar.
 
Este é um diário que nos pode enganar pela aparente superficialidade. Naquele jeito de falar descontraído das crianças e dos adolescentes, este diário encerra temas que carecem de atenção por parte de todos em geral. A intenção desta menina simpática passa, estou certa, por alertar e apontar todos os dedos a um mundo que parece, cada vez mais, virado do avesso.
 
 
Uma leitura com o apoio:
 
Seja feliz, sempre!

1 comentário:

Neyme Viana disse...

Boa tarde, qual a faixa etária indicada para os leitores desta coleção.
Att,
Neyme Viana

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan