Salvar o planeta começa ao pequeno-almoço (Jonathan Safran Foer)

segunda-feira, 8 de junho de 2020


Jonathan Safran Foer surpreende-nos com um ensaio muito íntimo sobre este que é um dos grandes problemas da atualidade: as alterações climáticas.
Nesse seguimento, muito se poderia dizer e opinar. Mas a verdade, nua e crua, é que de teorias já estamos nós bem cheios e talvez, por isso, a postura do autor prevaleça sobre todas as coisas. Vou explicar-lhe porquê: mais do que uma explicação científica, detalhada, dos problemas que vivemos e da urgência de ações concretas, o leitor contará com a sinceridade do autor que lhe confessa, sem falsos pudores, a dificuldade que também ele sente em pôr mãos à obra, em agir de forma concreta, uma partilha de desamparo que, atrevo-me a considerar, seja sentida pela maioria de nós.

"Tendo em conta os mecanismos que influenciam o clima, a atividade humana é responsável por 100% do aquecimento global que ocorreu desde o início da Revolução Industrial, por volta de 1750."

Dados como estes são abundantes ao longo de todo o ensaio. A ideia, mais do que alertar, é consciencializar - cada vez mais - para o impacto da indústria agropecuária e a urgência de um novo olhar, mais limpo e consciente, no que à alimentação diz respeito.

Os números são assustadores. Quando, mais de perto, percebemos os números gigantescos que contornam um consumismo alarmante, pesa a necessidade de puxar o freio a uma gula desmedida e trabalhar mais em prol de uma (esperemos que não utópica) consciência coletiva.

"(...) só a dieta vegetariana limita de imediato o metano e o óxido nitroso, os gases com efeito de estufa mais importantes. (...) Não comer alimentos de origem animal ao pequeno-almoço tem uma pegada de CO2 menor do que a dieta vegetariana média a tempo inteiro."

É assim que o título deste brilhante ensaio dá lugar as reflexões pertinentes e muito necessárias. Não será, com toda a certeza, uma leitura fácil e é precisamente por isso mesmo que urge uma consciência mais alargada. Uma consciência feita de mãos e de pés firmes de quem decide, um por um, fazer a diferença, por mais pequena que seja. Até porque, como tão bem diz Soer:

"Estamos ligados a nós e aos outros através do espaço e do tempo, pelo que temos obrigações para connosco e para com os outros, quaisquer que sejam as distâncias."


Recomendo sem reservas. Obrigatório.



Esta leitura contou com o apoio,






Seja feliz, seja consciente,

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia:- Boas leituras
.
Boa semana
Cumprimentos

Denise disse...

Obrigada!

Uma ótima semana repleta de boas leituras :)

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan