Uma senhora nunca (Patrícia Müller)

domingo, 14 de junho de 2020


Se fosse possível encontrar um objecto sinónimo para esta história, o primeiro que me ocorre é o espelho. Sabemos bem o quanto a família se imprime em nós no tempo, oscilando entre o passado, pesando o presente e ansiando que o futuro se afaste de tudo, uma impossibilidade que preferimos ignorar.

Patricia Müller escreve com a mestria dos espelhos, não se limita a contar-nos uma história fiel ao tempo, no compasso certo dos dias, uns atrás dos outros. Fá-lo muito melhor, trocando-nos as voltas com um tempo que já foi, que volta mais tarde para assombrar os tempos correntes e sonhar com as infinitas possibilidades do que poderia ter sido.

Maria Laura cresce no seio de uma família rica, é senhora desde sempre. Nunca trabalhou no estatuto pronto de uma profissão mas geriu com mão firme o casamento que lhe calhou, os filhos que teve, à luz de um país quase criado por ela também. O leitor terá a oportunidade de conhecer uma senhora fora do seu tempo, admirável pelos sentimentos que carrega e que a distinguem. Tudo o que faz não tem de ser necessariamente bom e é precisamente a clareza nos gestos, sejam eles movidos pelos pratos justos da balança ou comandados pelo demónio que tantas vezes a confronta, que dá um poder enorme à voz desta história e a todos os que a vivem. 

Entre passado, presente e futuro, os espelhos refletem, acusadores, o poder que só a família consegue ter sobre nós, ontem, hoje e amanhã. Por muito que lhe queiramos fugir há todo um passado feito de memórias, nossas e dos outros, que misturadas, resultam em novos moldes, novas vidas condicionadas e aparentemente livres.

À luz dos outros Maria Laura foi sempre exemplar, mas na sombra nascem-lhe segredos só seus. Quis a doença ser a liberdade mais profunda de todas, o balão que carregou a vida inteira ameaça-lhe no peito e rebenta-lhe na boca, desnorteada. Está doente da cabeça, coitada, não sabe o que diz. 
Será que não sabe?  
Para sempre, e desde sempre, uma senhora.
Uma senhora feita de segredos vivos que lhe pulsam até à hora da morte. 



«Uma Senhora Nunca» é já presença certa na minha lista de «Memoráveis de 2020»

💓

Seja feliz,

2 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que seja um livro fascinante de ler.
.
Votos de um domingo feliz
Deixando uma 🌹

Denise disse...

É um livro muito bonito, recomendo.
Obrigada, votos de boa semana para si!

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan