Unless (Carol Shields)

quinta-feira, 25 de junho de 2020


Li Carol Shields pela primeira vez em 2019. Rapidamente se tornou um dos melhores livros lidos, somando também uma estima muito grande pela autora, que escreve daquela forma limpa, em que a simplicidade que impõe nas pequenas coisas da vida, as embeleza e engrandece de um modo singular. A autora, nesse jeito limpo e poético de escrever, atira-nos não areia, mas muita água límpida no rosto, faz-nos enxergar com os olhos de dentro. Carol Shields mostra a beleza das vidas simples, sempre tão cheias.

Essa essência de uma escrita bela em torno de uma história aparentemente simples volta a acontecer em «Unless». (Infelizmente, em Portugal, temos apenas editado «A Memória das Pedras», Editorial Presença.)

Esta é a história de uma mulher, editora, mãe de três filhas, um bom relacionamento com o companheiro, amor aos livros, ao seu trabalho na área da literatura e uma paixão tímida pela escrita. Passará a timidez e tornar-se-á uma escritora de relativo sucesso.

Até aqui a vida corria-lhe de feição, dias certos, algumas boas esperanças, a excitação do ofício que tanto gosta, cafés e conversas animadas com as amigas. E lá vai a vida, arrumada, numa orquestra ritmada, sem interferências. 

Como todas as histórias, também a dela anunciou uma reviravolta. Se nos dizem que a felicidade não é um estado, mas sim um processo, Reta Winters está prestes a interiorizar a ideia que é, na mesma medida, o arnês que nos salva das sombras.

Sem nada prever, a sua filha mais velha, Norah, larga os estudos, o namorado, a sua casa, e decide viver nas ruas. Passa os dias sentada numa esquina fria com um cartaz na mão. O seu ato é simultaneamente de revolta e de sensibilização para o verdadeiro significado da bondade.

Para Reta, nada justifica o comportamento da filha e se, num primeiro momento, a negação toma lugar, rapidamente, a mãe começa a tentar compreender as motivações da filha, num paralelismo interessante com a própria obra que está a escrever.

Carol Shields escreveu um livro sobre mulheres, sobre a maternidade e num campo mais amplo, sobre o lugar confortável que só encontramos na família, nunca perfeita, mas sempre munida de novas possibilidades.






Ao som de: Angus & Julia Stone

Seja feliz,

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que seja um livro fascinante de ler

Cumprimentos

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan