O Comboio dos Orfãos (Christina Baker Kline)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


«O Comboio dos Órfãos» foi uma recomendação da minha mãe.
Um livro com um grande contexto histórico que retrata uma época pouco abordada sobre crianças órfãs, abandonadas e sem-abrigo, que eram transportadas em comboios, no passado dos Estados Unidos da América, entre os anos de 1854 e 1929.
 
É com base neste ponto da História, que a autora se debruça num enredo de enorme sensibilidade cujos dois espaços temporais do mesmo - 1929 e 2011 -  nos vão revelar duas personagens cujas histórias não só se cruzam, como se repetem no tempo.
 
Vivian foi a menina, agora mulher que após ter pertencido a esse enorme grupo de crianças sós e abandonadas, no comboio dos órfãos, vai relatando aquela que foi uma verdadeira prova de fogo para se manter viva num mar de pobreza, fome e precaridade que nenhuma criança de 9 anos deveria conhecer. Tão pouco, que a infância se perca como quem varre poeira do chão, tais são as provações que terá de passar até, enfim, chegar a estabilidade.
Como um gato bravo, Vivian nunca acreditará, ao longo da sua vida, na segurança plena, surgindo sempre o medo do abandono, como marca certeira de uma vida que fora pautada pelo desapontamento.
 
Também Molly, a jovem que o leitor terá oportunidade de conhecer, relata a sua tenra jornada que, ao longo dos seus 17 anos tem, à semelhança de Vivian, traços marcados de insegurança e abandono.
 
No cruzamento inesperado destas duas personagens, uma adolescente e uma idosa, nascerá uma amizade improvável através das partilhas de Vivian, cuja vida marcada por constantes desafios e piadas de um Deus omisso, as aproxima e mostra que, independentemente do trilho que escolhemos, há sempre a benesse das segundas oportunidades.
 
 
 
Recomendo.
Boas leituras!

4 comentários:

Su disse...

Olá, Denise,
Obrigada pela sugestão ;D vou ficar mais atenta a uma oportunidade para ler o livro.

beijinhos e boas leituras

Carlos Faria disse...

Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem da escritora.

Denise disse...

Olá Su!
Vale a pena, a história é bonita e o tema é de considerar.

Olá Carlos,
Também não conhecia nem conheço mais obras da autora.
Esta pelo tema em questão é de considerar.

Boas leituras!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estou como o Carlos é a primeira vez que ouvi falar desta escritora.
Um abraço e boa semana.

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan