[Divulgação] Que sombra te acompanha (Tiago Gonçalves)

sexta-feira, 15 de junho de 2018


A convite do autor Tiago Gonçalves, natural do Porto,  li o seu terceiro romance, «Que sombra  te acompanha», um pequeno livro em que as sombras do passado, as decisões nem sempre ponderadas e o desenraizamento, são o motor desta história.
Alfredo, personagem solitária, de quem a vida pouco lhe retribui o empenho dos seus sonhos, decide abandonar a sua terra natal, uma aldeia, e partir à conquista das promessas, aparentemente fáceis, de uma cidade.
Será essa jornada de Alfredo através de uma cidade opaca, sem nada lhe dizer, sem o prender aos sonhos arquitetados que, anos mais tarde, o fará regressar onde nasceu. O encontro com um amigo da mesma idade despoletará em Alfredo uma catadupa de questões, a certeza de que os tempos vazios, promessas avulsas, jamais voltarão. Há um confronto com os seus próprios demónios, que nunca o largaram, estivesse ele onde estivesse.
O livro de Tiago Gonçalves mais do que o tema genérico da emigração, retrata um homem emigrante dentro de si mesmo, perdido pelas incertezas, esquecido pelos dias que passam velozes na rebelião de um sonho por construir.

Um pequeno livro, conciso, e que através de uma escrita acessível nos propõe uma questão basilar: seremos, todos nós, um pouco emigrantes para lá do lugar que nos acolhe?


 
 

Boas leituras,


Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan