Chamar as coisas pelos nomes (Vânia Beliz)

segunda-feira, 17 de setembro de 2018


Com o presente livro, Vânia Beliz, psicóloga clínica e da saúde, ajuda-nos a chamar as coisas pelos nomes. Este é um livro sobre a sexualidade, defendendo uma abordagem longe dos conhecidos tabus e preconceitos. A autora propõe um esclarecimento global sobre cada fase do desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, incidindo em estratégias essenciais e promotoras de uma vida mais esclarecida e, consequentemente, mais feliz.

O leitor terá a oportunidade de obter um conhecimento aprofundado sobre as particularidades de cada uma das fases de desenvolvimento e os comportamentos esperados que vão de encontro à vivência plena da sexualidade.
A autora enfatiza, por meio de uma escrita acessível e elucidativa, a necessidade de educar para a sexualidade. Começa tudo na infância e, ao contrário do que a maioria dos pais possam pensar, a hora de se falar na sexualidade não existe. Porque a sexualidade faz parte de nós desde o nascimento e esperar, pacientemente, pela adolescência - tida como a fase em que a sexualidade emerge -, será um erro com consequências voltadas para uma vida adulta pouco esclarecida, repleta de dúvidas que, à custa dos tabus e dos diz que não diz, assim permanecerá.
Através das diferentes etapas do desenvolvimento, a autora oferece um conjunto de estratégias específicas na gestão das emoções e na promoção de uma sexualidade informada. Temas relacionados com a erotização precoce, a estimulação genital e a descoberta de si mesmo, encabeçam algumas das áreas a considerar na fase da infância.
A chegada da puberdade é igualmente motivo para a preocupação dos pais. O sistema endócrino a cogitar com um corpo e um coração tão desarrumados, leva a autora a apontar uma série de comportamentos esperados nesta fase, bem como o sublinhado para temas de maior preocupação aos pais, tais como, as amizades, a autoestima, a internet e a pornografia.
São vários os temas desenvolvidos pela autora, todos eles da máxima relevância. A importância da primeira vez, a gravidez na adolescência e a violência do namoro, integram alguns dos temas de ordem quando a adolescência, enfim, se faz chegada.
Ao longo do livro «Chamar as coisas pelos nomes», a autora Vânia Beliz ajuda os leitores a encarar a sexualidade com a naturalidade que a deveria definir.

Rubrica «Livros com Psicologia» #2



Com o apoio,

Seja feliz,

1 comentário:

TheNotSoGirlyGirl disse...

nao é o meu tipo de leitura preferido mas parece muito interessante
TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan