Se esta rua falasse (James Baldwin)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018


Há um coração vivo dentro deste livro. Pulsa agitado no ritmo desenfreado da injustiça. «Se esta rua falasse» é um livro vivo, que dentro guarda uma história mil vezes repetida e nunca repetida o suficiente. Porque histórias de amor repetem-se sem nunca se repetirem. Dizem que são únicas.
«Se esta rua falasse», de James Baldwin, não só marca a obra do autor editada pela primeira vez no nosso país (para mais informações, clique aqui), como também nos traz uma das mais bonitas histórias de amor. Uma história de amor que, dentro dela, marca um tempo, impõe uma vontade: a vontade de Baldwin em reclamar a injustiça na relação entre as raças, numa América incapaz de a reverter.
James Baldwin nasceu em 1924 em Nova Iorque. Morreu aos 63 anos, vítima de cancro no estômago. Viria a ser conhecido como um dos autores americanos mais marcantes do século XX, sobretudo, como uma das vozes mais influentes do movimento dos direitos civis. Acreditava na responsabilidade de todos na promoção da diferença, na capacidade de alertar para a injustiça, para a leviandade na gestão das relações humanas. Seria assim um problema de todos.
Nesta história conheceremos o amor de Tish e de Fonny, na cidade de Nova Iorque. Um amor que brotara ainda na infância. Já adultos, decidem criar a sua própria família.
"É um milagre perceber que alguém te ama."

Apoiados pela família, este jovem casal aluga um pequeno espaço na esperança de virem a construir o seu sonho americano. Um sonho que lhes parecia simples de alcançar, na mesma medida da sua humildade e consciência. Um dia, porém, tudo muda. Fonny é acusado injustamente de violação. É preso. Tish descobre que está grávida.

É este o cenário de uma história em que a injustiça impera, em que a necessidade de correr contra o tempo é maior do que a própria vida. A vida de toda uma família que é empurrada por caprichos sociais, por uma diferenciação que se sente e capaz de ser cortada à faca. Um empurrão forçado a que se faça justiça num mundo repleto de entraves.

 "Não acredito que exista um homem branco neste país que seja capaz de se excitar, de ficar com a pila dura, se não ouvir um preto a gemer."
Com «Se esta rua falasse», James Baldwin prioriza aquela que sempre foi a sua temática de ordem: a da injustiça social, a alienação social, a tendência ao rótulo, a relação triste entre raças quando, no fundo, ser pessoa deveria bastar.
Através de um não gritante que afasta a suposta relevância da raça, do género ou da orientação sexual, o autor oferece-nos, através de uma inesquecível história de amor, um relato consciente e cruel sobre a diferença num país em que o alvo parece ser sempre o mesmo.

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan