Conversas com a minha gata (Eduardo Jáuregui)

sexta-feira, 22 de maio de 2020


Eduardo Jáuregui é psicólogo e o seu primeiro romance, «Conversas com a minha gata», é uma verdadeira jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A bagagem teórica, fruto da sua formação, contribui de forma muito credível no desenvolvimento da personagem e nas aventuras que lhe estão reservadas.

Sarah é uma jovem mulher natural de Espanha, a viver em Londres, onde trabalha há cerca de 10 anos na área da publicidade que muito a desafiava no início, contudo, o entusiasmo decresceu na mesma medida dos anos. Sente-se exausta, desmotivada e um pouco perdida ao ponto de desmaiar em pleno trabalho e ser diagnosticada com uma depressão. No embalo, começa, aos poucos, a perceber que a sua relação amorosa como Joáquin já conheceu melhores dias, entregue a uma rotina cansada e sem precedentes. 

Tudo na vida de Sarah parece ter estagnado, parado no tempo. Tudo, menos a sua idade, cada vez mais distante da possibilidade, um dia cobiçada, de ser mãe. O sentimento de que tudo à sua volta congelou só aumenta na mesma medida de uma desconfiança persistente: haverá algo de errado na atitude de Joáquin, cada vez mais distante?

Este é o começar de uma viragem na sua vida, mas que não surge desamparada. Numa manhã, como tantas outras e sempre apressada, é confrontada com uma pequena gata a cravar-lhe o focinho na janela da cozinha. Até aqui tudo estaria bem não fosse Sarah ouvir a bichana a conversar com ela na maior das naturalidades. Rapidamente pensa estar a desenvolver uma psicopatologia, deixando-a ainda mais virada do avesso, obrigando-se a dar razão à médica e aos comprimidos que lhe empurrou.

Na verdade, aquilo que poderíamos ter em conta como o maior declínio na vida de alguém, é só um despertar necessário da dormência dos dias, nesta que é uma narrativa muito feliz, um livro aparentemente leve na sua forma escrita mas em nada leve nas lições de vida que nos oferece.

Todos nós parecemos saber aquilo que é realmente preciso para sermos felizes, contudo, a distância que vai do saber ao agir é tão grande, que só o facto de encararmos a realidade que não nos satisfaz mas que conhecemos tão bem, nos cansa e nos ativa a vontade de dormir e acordar dois anos depois, no mínimo. Mas a vida continua a passar e, a bem da verdade, que bom que assim é porque só a urgência do tempo, ali a apertar-nos como se estivéssemos dentro de um par de calças dois números abaixo do nosso, nos obriga a dar um salto.

É isso que acontece com a Sarah e a boa notícia é que não está sozinha. A mediar todo um processo de renascimento, está a Sibila, a gata que não só fala com ela, como estabelece um laço de amizade vitalício. O autor, através desta fantasia subtil, faz-nos refletir no quanto precisamos de um amparo para as dores de crescimento. E sim, é possível sair do charco em que tantas as vezes a vida se torna, recorrendo a um santo e curioso remédio que não se vê: a concentração.

Surpreso? Eu sei.

"Não faças juízos de valor. Não avalies. Observa simplesmente. Se alguma sensação te agrada ou desagrada, observa a tua reação como mais uma sensação. Se aquilo que observas te faz disparar um pensamento, observa o pensamento como uma nuvem que passa no fundo da tua consciência."

Há neste livro uma feliz tendência, que deveria ser alastrada a todas as pessoas do mundo, vinte vezes ao dia, que é a prática da meditação. Muito estigmatizada, é de lamentar a falta de informação e os mitos estúpidos em torno de algo que é essencial ao nosso bem-estar físico e mental.  Eduardo Jauregui explica-o muito bem e espero que consiga atingir a consciência de muitas pessoas para a sua prática, com método e consistência.

Esta é uma bela história que irá agitar o coração dos mais ansiosos e enternecer o coração daqueles que já iniciaram o seu novo trajeto. Seja qual for a sua situação, acredite, é sempre bom revisitar o lugar onde tudo acontece, onde tudo pode desmoronar e renascer simultaneamente. E ess lugar é, adivinhe só, você mesmo!

Não deixe de acreditar, não deixe de sonhar. O melhor da sua vida pode estar a dois passos, logo ali, naquela esquina. Se parar agora, jamais saberá o que pode acontecer.

Desejo-lhe um m mundo de coisas boas, a si que me lê neste momento.
E, já agora, medite muito. Nunca é tarde.


" - Isso é o mais maravilhoso do mundo. - (...) Não saber o que vai acontecer! Só por causa disso, já vale a pena uma pessoa levantar-se todas as manhãs."

💓


Seja feliz,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan