A Jovem Noiva (Alessandro Baricco)

domingo, 15 de maio de 2016


«A Jovem Noiva», de Alessandro Baricco, lançado pela Quetzal Editores, além de primorosamente bem escrito, é um livro de originalidade ímpar.
 
Tudo acontece no seio de uma família muito peculiar. Aqui não há nomes mas apenas um Pai, uma Mãe, um Filho, uma Filha, um Tio. E a Jovem Noiva.
Nada é o que parece e tudo o que parece tem um fundo de insanidade. O transpor das portas daquela casa demarcam temporalidades vagas, repletas de medos infundados. A noite é temida pela morte, porque todos, até então, foram levados nela. A manhã é a celebração da vida, dos que ainda restam, e a felicidade é imperativa. Uma obrigação da alma, que afugenta fantasmas, atrai dias novos e frescos.
 
Prometida ao Filho, a Jovem Noiva entra nesta casa de mão dada à inocência dos seus tenros dezoito anos. No entanto, algo sombrio na casa e em cada um dos seus donos, como adornos integrantes da própria mobília, vão mostrar-lhe muito mais reentrâncias à condição do seu coração apaixonado.
 
O Filho tarda em chegar. E é esse tempo difuso que atormenta e faz crescer a Jovem Noiva. O peso de uma família que a faz questionar das mais bizarras maneiras, na mesma medida que lhe mantém, nem que à força da teimosia e de um amor antigo, a certeza do seu destino.
E essa certeza chama-se Filho.
 
Toda a história, acompanhada por um narrador misterioso, cauteloso no peso que coloca em cada palavra, torna a vida da Jovem Noiva difícil de esquecer, pela persistência e pela subtileza da sua marca em cada um dos elementos de uma família cujo surrealismo será, certamente, o seu nome do meio.
 
Recomendo!

2 comentários:

Carolina disse...

Parece ser bastante interessante! Vou sem dúvida juntá-lo à minha (gigante) lista de "a-comprar"!

Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
Até lá!!
http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

Denise disse...

Olá The Books On My Shelfs!
Obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras.
Já passei pelo teu cantinho, bem agradável :)
Quanto a Alessandro Baricco é um autor a considerar. «A Jovem Noiva» é um livro original e muito bem escrito.

Boas leituras!

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan