Os Sete Mensageiros (Dino Buzzati)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Primeiro conjunto de contos publicados por Dino Buzzati, em 1942, (dois anos depois de O Deserto dos Tártaros) Os sete mensageiros desde logo obteve um grande sucesso de público e de crítica.

Composto por dezanove contos, contém todos os elementos típicos da complexa poética buzzatiana: a sua visão labiríntica do mundo, a percepção constante do Bem e do Mal, a atenção dedicada às relações secretas entre as coisas. Os protagonistas das suas histórias são pessoas normais que, confrontadas com o  fantástico, deslizam naturalmente para dentro deste, encontrando-se face a face com o sentido da própria existência.
 
Os contos do autor da conhecida obra «O Deserto dos Tártaros», a qual já tive o grande prazer de ler há uns bons anos, são dos melhores que já li. Eles são diretos, fantásticos e muito limpos na mensagem que tão, prontamente, se prestam a transmitir. Sem rodeios apesar da esfera, por vezes, sobrenatural, que se pode por lá encontrar.
 
Se a escrita de Buzzati já me havia fascinado em obras anteriores, os contos, um género ao qual não dedico tanta atenção, deixaram-me a certeza vincada de que vale mesmo a pena centrar o nosso tempo, por vezes, naquelas histórias cuja leitura de 10 minutos nos fará conhecer o seu início, meio e fim. Sim, por vezes, a leitura é tão frenética e a curiosidade tamanha, que os minutos parecem voar e, simultaneamente, mingar. Vai na volta, desejamos mais. Sim, Buzzati faz isto com o leitor.
 
Não fique à espera e leia, hoje mesmo, um conto de Buzzati. Não se arrependerá.
Numa atmosfera a relembrar a inesquecível «A Montanha Mágica» de Thomas Mann, «Os Sete Andares» é um dos meus contos preferidos deste pequeno livro. Mas há muitos mais. Aqui encontrará criminosos, pescadores que parecem fazer parte da própria paisagem, filhos que se despedem de mães devotas, médicos outrora humildes, dão-se agora a ares que não se lhe conheciam...
 
Recomendo vivamente!
Boas leituras.

5 comentários:

Carlos Faria disse...

Recentemente num grupo de leitores este livro foi referido como um conjunto muito bom para se ler. Vou tentar ler um dia

Denise disse...

Olá Carlos

Um conjunto exemplar, diria! :)
Espero que goste.

Boas leituras!

redonda disse...

Tem uma capa linda.
Vou procurar o livro na wook.pt...

Denise disse...

Gabi,

Além da capa ser lindíssima (adoro), tem um dos melhores conjuntos de contos que já tive oportunidade de ler.
Vale a pena. Buzzati e basta :)

Beijinhos e boas leituras!

Unknown disse...

Por gentileza, alguém teria esse livro em pdf para me passar.
Sou brasileiro, não foi publicado no Brasil!

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan