Reflexos num olho dourado (Carson McCullers)

terça-feira, 12 de janeiro de 2021


Leitura realizada em Dezembro de 2020

Gosto muito de Carson McCullers. Desde que li, há já uns bons anos, o seu «O coração é um caçador solitário», fiquei rendida não só à escrita da autora como a singularidade que coloca nos temas, por mais comuns que possam ser ou parecer.

Não foi diferente com «Reflexos num olho dourado». Nesta história conheceremos a vida de dois casais e a presença de um soldado como uma pinga de água persistente sobre uma pedra.

Nenhum destes casais é feliz e mesmo sendo eles todos diferentes, há uma linha de comparação que reveste cada uma das personagens. É o desconsolo. Estas duas mulheres e estes dois homens vivem desconsolados com a vida, de uma maneira ou de outra.

A história decorre no ano de 1939, numa base militar dos Estados Unidos. Ambas as personagens escondem segredos que, se revelados, destruiriam a pacata e ilusória paz das suas vidas. Será o soldado Williams que se atravessa nos caminhos de todos eles, imperando um auto questionamento e incitando à urgência de agir, de tomar um rumo.

Desde a mulher que trai o marido com o amigo, a esposa deste que se sabe traída mas sem coragem, ou condições, de mudar de vida, ao traído que por sua vez não assume que gosta de homens, temos um quadro humano que nos fala sobre as fragilidades e as sempre tão presentes complexidades que nos adornam enquanto pessoas.

As respostas aos anseios parecem sempre tão simples que, por isso mesmo, se vão complicando os dias, na tentativa iludida de dar um gosto diferente à vida, sempre tão igual, tão sem graça. É também uma história feita de caprichos e o medo de assumir as próprias sombras.

A imagem do soldado é magistralmente construída pela autora como uma inteligente metáfora sobre o véu nos próprios olhos, que queremos enxotar mas que só reavivamos a sua presença quando, de frente, encararmos o reflexo do olhar dos outros. Há sempre um pouco dos outros em nós. Um pouco de nós nos outros, não me dirá?


Uma pequena história cheia de importantes reflexões sobre a condição humana, sobre as suas complexidades e medos face a uma sociedade sempre tão castradora.

Boas leituras.



Seja feliz!

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan