Os rapazes de Nickel (Colson Whitehead)

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

«Os rapazes de Nickel», de Colson Whitehead, é uma história de ficção inspirada no caso verídico da Dozier School for Boys, em Marianna, na Florida.

Esta é uma história sobre a crueldade e a violência em nome da cor da pele. O regresso do autor é pautado por uma profunda história de amizade e os horrores que se vivem em pano de fundo no reformatório Nickel, o lugar que acolhia todos os rapazes que se afastavam a passos a largos das supostas regras da sociedade.

Elwood Curtis é um rapaz com muitos sonhos. Assume as palavras de Martin Luther King como forma de vida, de superação, de quem deseja mais da vida. Ele quer estudar, entrar na universidade, ser alguém. Mas um acaso muito infeliz rouba-lhe a oportunidade dos desejos que tem por cumprir. Acabará preso na Nickel onde conhecerá aquele que se tornará no seu melhor amigo, Turner.

A história criada por Colson Whitehead tem um impacto emocional tremendo. É um apelo à reflexão sobre o peso das leis raciais e o quanto essas mesmas leis destruíram tantas pessoas. O quanto essa realidade, infelizmente, ainda se espelha nos dias de hoje.

Ao longo da leitura acompanhamos um rol de violência contínua que leva Elwood a ver a tentativa de fuga como a única solução possível. Ao seu lado, e sem esperar, contará com a amizade de Turner. E é aqui que a força do livro acontece. É precisamente o final que marca a certeza da resiliência como palavra de ordem, a que percorre todo este livro para nos relembrar que, muitas vezes, quando a vida parece não nos dar qualquer esperança, haverá sempre alguém, presente ou não, a empurrar-nos em direcção à janela que Deus sempre abre.

Colson Whitehead volta a surpreender com esta que é, acima de todas as coisas, uma verdadeira história de superação. Recomendo.


 

 

Seja feliz,


Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan