Três mulheres inesquecíveis da literatura

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 

 💖

 Jane Eyre | Charlotte Bronte

«A correção de Jane»

Para mim, «Jane Eyre» não é uma história sobre o feminismo. É antes a história de uma mulher que sabe aquilo que quer e que se sujeita a nunca o alcançar se, para tal, transgredir a sua verdade. Esta é uma mulher cujos valores e moralidade tão acesos fazem dela uma das minhas personagens preferidas de sempre.

Quem disse que uma mulher, para o ser de facto, deve renunciar ao amor de um homem? Jane encontrou a sua verdade e, com ela, a certeza de não estar só no mundo.

  💖

 "O Paraíso das Damas" | Émile Zola

«A integridade de Denise»

Numa história feita de apontar de dedos a uma época de novos valores em que consumismo assume lugar, Zola criou Denise, jovem íntegra, desejosa de crescer pela força do seu trabalho, sem se deixar encantar pelo dinheiro ou, até, por convites para jantar.

Denise é uma personagem magnífica, de fortes convicções e uma determinação inabalável, capaz de fazer frente aos seus próprios sentimentos, quando necessário.

Numa história sobre o impacto de uma sociedade consumista e cada vez mais fútil, esta mulher surge como a prova de que pensar pela própria cabeça é um risco que sempre vale a pena correr. Magnífica!

  💖

"Longe da Multidão" | Thomas Hardy
«A convicção de Bathsheba»

Bathsheba é uma das personagens mais inesquecíveis da literatura. De temperamento forte, quase selvagem, esta mulher não se coíbe de transgredir os traços certos de uma sociedade rígida, abraçando a difícil gestão de uma quinta. A par com tudo isto, verá o seu coração cobiçado por três homens distintos. Será a sua convicção e a certeza de se ver a si mesma como único apoio, que a fará viver o maior desgosto de amor. Será, também, o preço da sua convicção a mostrar-lhe que, tantas vezes, é preciso cair para, finalmente, dar de caras com a felicidade que lhe tocava, todos os dias, no ombro.

 

 

 

 

Seja feliz,


Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan