Aqui Estou (Jonathan S. Foer)

terça-feira, 20 de março de 2018


"Aqui estou" é o mais recente livro do autor Jonathan S. Foer, largamente conhecido pela sua obra «Extremamente alto e incrivelmente perto".
No presente, o autor vem dar-nos a conhecer uma família judaica, o casal Jacob e Julia e os seus três filhos: Sam, Max e Benjy.
Como todas as famílias, o tempo parece moldar comportamentos e estipular hábitos, rapidamente incutidos, tornando a dinâmica familiar previsível, controlada numa rotina que não tarda a acusar o cansaço dos dias.
Jacob é escritor, considerado por si mesmo um escritor fracassado, longe da realização a que sempre almejou e a que, igualmente, nunca desistiu. Contudo, não falamos propriamente em resiliência, método ou disciplina: Jacob é um sonhador, desejoso de ser amado pelo mundo inteiro, vivendo em nuvens acima de qualquer céu. Uma utopia com duas pernas, a deambular por uma casa cuja disciplina depende de Julia, com um Jacob a comprar o amor, desesperado, dos filhos.

Quando Julia encontra, sem querer (não fossem todas as más notícias descobertas nessa nebulosidade de quem não o queria), um segundo telemóvel de Jacob com mensagens sexuais explicitas, o cansaço dos dias impera, a vontade de desistir assume-se e estão reunidas as condições necessárias à destruição de uma família.

O brinde deste livro de Jonathan Foer é o paralelismo entre a destruição de uma família, as suas raízes, e o conflito iasrelo-palestino (este presente apenas num sentido figurado). Jacob é a personificação do sonho como um sofá velho, de onde se sai apenas em pensamento. Ele é o escritor que um dia será, o pai que um dia será, um marido que um dia será.

Nesse mesmo paralelismo o leitor será obrigado a refletir nas barreiras pouco definidas dos tempos atuais, o conflito generalizado e a falta de comunicação. Este é um livro feito de pessoas que se afastam sem saber porquê, que se engolem a si mesmas, aos seus sonhos, e definham em prol de uma família, agora, transformada numa carcaça de emoções por digerir. Muitas delas, já fora da validade.

«Aqui estou» disse Abraão. A prontidão da resposta, mais do que o tão conhecido sacrifício que Deus lhe ordenara, é também um paralelismo com Jacob: que não sabe estar para lá das suas próprias necessidades, seja de amor, seja de reconhecimento, seja lá do que for.


Um livro sobre a família, sobre as pessoas, sobre o amor descuidado, sobre o desmazelo e o sonho perdido nas gavetas do fundo. O livro de Jonathan Foer aponta o dedo a essa fragilidade das relações humanas e a urgência, mesmo que mascarada, de contrariarmos a tendência de se lhe escapar. Porque é difícil ou, tão somente, porque não valerá o esforço. Será?

 
Com o estimado apoio,
 
 

 
Seja feliz,

2 comentários:

Sandra Santana disse...

Por toda a emoção que me foi passada ao ler este texto e pelos assuntos/temas que o ivro aborda, fiquei rendida e já o coloquei no topo da minha wishlist. Parabéns pelo excelente texto! :)

Denise disse...

Muito obrigada pela simpatia, Sandra :)
Espero que goste. É um livro marcante, sobretudo, pelas dinâmicas familiares da atualidade, cada vez mais distantes e fechadas em si mesmas.
Beijinhos e boas leituras

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan