Aparentemente poderíamos dizer que este livro de Mia Couto é sobre caça. Caça a uma leoa. E a um leão. Desenfreados a matar gente. Mas creio que é muito mais do que isso. Uma analogia muito bonita, e marcante, sobre a fera que cada um carrega em si mesmo.
É a história de um caçador, de um escritor e de uma mulher, Mariamar que, ao leitor mais sensível, permanecerá na memória durante muito tempo.
De um momento para o outro, numa remota região no norte de Moçambique, assiste-se a uma tragédia galopante com mortes sucessivas provocadas por ataques de leões. A partir daí, são chamados ao local pessoas capazes de deter as feras: um caçador, acompanhado de um escritor que registará a experiência.
Entrelaçada à situação inicial, conheceremos as motivações de cada personagem, os seus medos e anseios. Um caçador que deseja a última e derradeira caçada. Caçada, essa, que nada tem a ver com essa leoa que corra, desenfreada pelos matos. Um escritor perdido em si mesmo que aprenderá, fruto de uma experiência de grupo nunca antes vivida, a olhar para o lado e a perceber, agora, a capacidade de ampliar o olho e a escrever com uma precisão, até então, desconhecida.
E há essa mulher. A mulher que representa todas as mulheres perdidas em si mesmas. Mariamar.
Mais do que o desejo de caçar e resolver, este livro de Mia Couto é o confronto com o passado, com o trauma, com o medo e com os desejos escondidos em cada um. Aliado a uma espécie de misticismo de um lugar diferente, o autor lança temas sem se perder em magias que poderiam condicionar, de antemão, uma ideia que considero ser a mais importante neste pequeno livro: o desejo de enaltecer a vontade de ser e essa "espera do que pode ser vivido".
"Só há um modo de escapar de um lugar: é sairmos de nós.
Só há um modo de sairmos de nós: é amarmos alguém."
Boas leituras!
💕
4 comentários:
Está na minha lista, Denise!
Boas leituras!
Obrigada pela visita, Túlio :)
Um bom livro, espero que gostes.
Boas leituras!
Olá, Denise,
Este também está na estante em espera, e em espera, mas acho que me convenceste a pegar-lhe de vez ;D tenho estado a ler um thriller (mas não dos psicológicos, daqueles com muita acção - tiros e pontapé...) e já começo a sentir falta de ler algo mais "carnudo"...
bejinhos e boas leituras
Olá Su! :)
Sim! Vale a pena, acho que vais gostar.
Depois quero saber a tua opinião!
Beijinho e boas leituras
Enviar um comentário