O Homem mais Feliz do Mundo (Eddie Jaku)

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Eddie Jaku é um sobrevivente. Jurou a si mesmo que se saísse vivo do campo de concentração, iria sorrir todos os dias. E assim fez. A vingança improvável de um homem que, ao invés de se focar na perda e no sofrimento sem escala, optou por responder às agruras da vida, sendo feliz. Este livro é uma lufada de ar fresco, que sublinha o poder que nos é transversal a todos: seremos sempre nós os responsáveis pelas nossas escolhas e que a felicidade é possível se assim o decidirmos. Eddie decidiu e escolheu. Escolheu ser o homem mais feliz do mundo.

Este é também um livro que se transforma em estalo de luva branca: que andamos nós a fazer da vida? Vítimas queixosas porque tudo nos corre mal ou responsáveis pelas voltas que a vida dá e pela nossa mestria em transformar a adversidade em oportunidade? Para pensar, não me dirá?

Ao longo desta leitura, sobre um tema tão pesado e difícil, o leitor dá consigo mesmo a pensar que a vida é, realmente, uma preciosidade e que somos os únicos responsáveis pelo ponto de foco ao qual decidimos concentrar a nossa atenção. Eddie Jaku é um homem bem disposto, confessa-se pouco hábil na escrita mas a verdade é que passa a sua mensagem como ninguém. Este é um livro sobre um tema que, infelizmente, todos reconhecemos como um dos piores de sempre e, ainda assim, na escrita sorridente do autor, assistimos a brechas de luz, aqui e ali, pela forma consciente que assumiu ao longo de toda uma penosa jornada.

Este é um daqueles casos em que as agruras da vida se transformam em oportunidades. A vontade de viver superou os sofrimentos constantes, físicos e psicológicos. Eddie construiu uma vida após os escombros em que a mesma se havia tornado. Semeou as sementes certas e, independentemente do solo não adivinhar boas colheitas, a sua consciência forte e focada, permitiu-lhe virar a página e seguir em frente. Obviamente, com as bagagens do passado bem perto, relembrando que a vida é esse oscilar de pêndulo, ora para lá, ora para cá, mas sempre embalada no igual ritmo de quem sabe que tudo passará.


Um livro que é uma verdadeira lição de vida e o qual recomendo com ambas as mãos.


Seja feliz. Feliz Sexta-feira.

💖

Seja feliz,


Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan