Mentiras & Diamantes (J. Rentes de Carvalho)

sábado, 12 de setembro de 2015


Comecei as leituras de Rentes de Carvalho com o seu primeiro livro «O Montedor», livro que gostei imenso partindo, depois, para um dos seus livros mais recentes, este «Mentiras & Diamantes».
As diferenças são, obviamente, muito sentidas e de certa forma esperadas.
Começo por dizer, desde já, que o primeiro livro me impressionou mais, talvez pela escrita poética e pelo tema em si, homem perdido em busca de si mesmo, num maior contraste com este «Mentiras & Diamantes», um thriller cheio de suspense de início ao fim.
Apesar das diferenças anotadas, J. Rentes de Carvalho é um autor obrigatório na estante de qualquer leitor que se preze enquanto tal. E apesar das, repetindo, diferenças de um livro para outro, as questões relacionadas com a busca de identidade e procura de si mesmo, também se encontram por aqui. Mas numa perspetiva totalmente diferente.
 
Escrita bela, enredo igualmente belo e personagens ricas que caminham em direção a caminhos cada vez maios tortuosos, repletos de intrigas que, inquestionavelmente, prendem o leitor até à última página.
 
Em «Mentiras & Diamantes» conhecerão a história do introvertido Jorge, o conde, e a enigmática Sarah, inglesa hospedada na quinta daquele, no Algarve, com o propósito de escrever um misterioso romance que do tema nada revela.
Estão alicerçadas as ideias centrais das personagens que darão vida a um romance cheio de intriga, sobretudo, quando a relação destes se estreita e, de repente, veem surgir Manuel Fafe, mais conhecido por «Biafra». Com ele, mais revelações surgirão no mundo obscuro do tráfico de diamantes, da corrupção, dos valores mal colocados e uma catadupa de mortes e suicídios como consequência (quase) natural de quem se perde na escuridão das portas erradas.
 
A escrita de J. Rentes de Carvalho atinge-me de uma maneira indescritível. Na minha opinião, é um dos melhores escritores nacionais, capaz de escrever os maiores horrores através de uma subtileza de quem trata a palavra escrita por tu.
 
 
Sem palavras.
Recomendo.
 
Boas leituras!
 

4 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Já li e gostei apesar de achar que não é dos melhores livros do Rentes de Carvalho.
Um abraço e bom fim de semana.

Denise disse...

Olá Francisco

Também gostei mais do primeiro que li... mas a escrita do autor é mesmo genial.
Venham os próximos!

Bom fim de semana e muitas leituras!

Carlos Faria disse...

Li mais Rentes de Carvalho fora da ficção Com os holandeses e Portugal a Flor e a Foice, de romance foi só O Rebate, mas confesso que a Denise me despertou interesse em descobri-lo num thriller.

Denise disse...

Sim Carlos, vale muito a pena ler Rentes de Carvalho.
Espero pela sua opinião, quando se decidir pela leitura deste «Mentiras & Diamantes» :) Boas leituras!

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan