A Magia do Silêncio (Kankyo Tannier)

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


O livro "A Magia do Silêncio", de Kankyo Tannier, alerta-nos para a emergência de olharmos para dentro, priorizando a consciência e amenizando um ego cada vez mais caprichoso, que nos empurra para tudo o que implica ter, ao invés de ser.

A monge budista Kankyo Tannier, moderna, adepta das redes sociais e do diálogo, vem mostrar-nos uma abordagem integrada na importância da meditação, do silêncio e da consciência nos dias apressados de hoje.
 
Para tal, considera não só a importância do silêncio como, também, a importância de saber olhar: olhar para o que realmente tem valor. Paradoxalmente, a sua maioria não se compra com dinheiro. As questões relacionadas com o consumismo são também apontadas, como se no ato de comprar nos prometessem uma felicidade duradoura, mas tal não acontece. Já parou para pensar nos parcos minutos que uma compra, um mimo de si para si, lhe proporciona? Rapidamente surge o vazio, que reclama nova compra, uma nova forma de colmatar um vazio cujo preenchimento o reclama a si, e não a coisas. Efémeras. Passageiras.
 
Desafio-o aos exercícios propostos pela autora, ao longo de todo o livro, e mais do que isso, desafio-o a esse virar de olhos, para dentro, a serenar, a saber esperar e a, apesar do tão em voga que o termo começa a estar, ser grato. Não no sentido gasto, e da moda, no sentido genuíno: ser grato pelas pequenas coisas, que não se compram, que se conquistam.
 
 
 
 
 
Seja feliz. Por si.

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan