A Luz da Guerra (Michael Ondaatje)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019


«A Luz da Guerra», de Michael Ondaatje, foi o primeiro livro que li em 2019. Mais do que um livro sobre a guerra, esta é uma história sobre abandono e a memória que perdura, de quem não esquece o peso de se sentir perdido, sem respostas, sem rumo.
 
O livro de Michael Ondaatje concentra-se na Inglaterra pós-guerra através do diálogo intimista do personagem principal: Nathaniel, agora, com 28 anos.
 
Ao longo de toda a história conheceremos os seus lamentos e a procura de uma resposta que justifique o abandono dos pais e a distância que se foi cravando entre ele e a irmã, Rachel. Num dia como qualquer outro, o pai e mãe decidem ser um bom momento para uma conversa em família. Uma conversa que lhes dita o fim da família como então vivida para, agora, ficarem a cargo de duas pessoas peculiares que podiam, muito bem, ser criminosos. O Traça. O Flecheiro. Nomes que são segredos mascarados.
 
Estão lançadas as linhas que construíram uma sublime história. Através das suas memórias de infância, segredos nunca entendidos, pequenos sinais perdidos entre livros, bagagens perdidas e mapas que indicam lugares antigos, procurará cruzar essas linhas, formar um todo, um mapa consistente de uma mãe que não sabia ser "mãe como as outras."
 
"Os geniais são quase sempre destrutivos."

«A Luz da Guerra» é um livro que traz consigo, pelo menos, dois polos de reflexão urgentes: a crueldade, tantas vezes sentida, de quem tenta encarar a infância - esse lugar imaginado - e nessa sequência, os bravos que decidem reencontrar-se num emaranhado de fios sem fim à vista. Ainda assim, tentam, tentam e tentam.


 
Com o apoio:
Resultado de imagem para relógio d'água logo 
Seja feliz,


1 comentário:

Carlos Faria disse...

Já não leio este compatriota há uns anos, para alguém nascido no Sri Lanka, imigrante e depois cidadão Canadiano, é estranho escrever uma estória no rescaldo da guerra passada em Londres, sei que esteve listado para o Man Booker Prize, a imagem que tenho dele e como poeta que, é que os seus romances são poemas em prosa com uma trama pelo meio. Este não sei se foge a este estilo.

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan