Iracema (José de Alencar) | Ler(-te) em Português #Abril

segunda-feira, 13 de maio de 2019

 
«Iracema», de José de Alencar, é considerada uma das mais notáveis histórias da literatura brasileira. Naquela época, o romance não foi recebido da melhor maneira, sobretudo, pela linguagem que o autor adotou na tentativa de se aproximar o mais possível ao vocabulário indígena. É, por isso, um livro que requer atenção redobrada na sua leitura e, particularmente, nos seus duplos sentidos, na possibilidade de vários leitores induzirem perceções completamente distintas entre si.
 
Citando: "Quando o romance foi lançado, um dos poucos intelectuais que manifestou juízo crítico totalmente favorável foi Machado de Assis." Este, sobre o livro de Alencar, referiu:
"(...) e o efeito que ele nos causa é exatamente o mesmo que o autor entende que se deve destinar ao poeta americano; tudo ali nos parece primitivo; a ingenuidade dos sentimentos, o pitoresco da linguagem, tudo, até a parte narrativa do livro, que nem parece obra de um poeta moderno, mas uma história de bardo indígena, contada aos irmãos, na porta da cabana, aos últimos raios de sol que se entristece."
«Iracema» conta-nos a história de amor entre a indígena Iracema e Martim, um guerreiro português. A história começa, precisamente, quando Martim se perde na floresta e é confrontado com Iracema que, assustada, lança uma flecha na sua direção. Ao pressentir que Martim não lhe queria fazer mal, a jovem arrepende-se e parte a flecha ao meio, um sinal de paz.
Começa, dessa forma simples e tão característica, uma história de amor. E uma verdadeira história de amor tem, sempre, empecilhos que a impedem de crescer, motivos que a prendem a um chão que desejam infecundo. Provavelmente não será assim nesta história.
 
Iracema é uma virgem consagrada a Tupã. A sua função religiosa, que requer a virgindade da jovem, consiste em dar aos guerreiros, em determinadas situações, o vinho de jurema - sendo ela a única pessoa capaz de o fazer e sabendo igualmente ser a única capaz desse feito -. O vinho de jurema é uma espécie de droga, que provoca alucinações.
 
Por questões de cultura e de mundos tão diferentes, a relação de Iracema com Martim jamais seria aceite pelo seu pai. Ainda assim, a jovem parte com o guerreiro, contra tudo e contra todos, e dessa relação nascerá Moacir.
 
Considerado uma espécie de lenda sobre a origem do Ceará, José de Alencar, transformou Iracema, com a sua história, numa representação de uma nova terra fecundada pelo povo português.
 
Nesta pequena história existe amor, traição, rivalidade, tudo num conjunto que nos remete para as histórias antigas, repletas de simbolismos escondidos, repletas de mensagens que nos passam bem à luz da nossa própria perceção, daquilo que consideramos fazer mais sentido com base na História que conhecemos.
 
Pese embora a dificuldade inerente à sua leitura, é um livro interessante, com um enorme reconhecimento pelas mais diversas razões, incluindo a linguagem e todo o simbolismo que nos traz.
Gostei da obra, apesar de não me ter arrebatado como desejaria. O seu peso cultural, a sua relevância como obra de culto, bem como o simbolismo patente a unir cultura brasileira e portuguesa, imprimem-lhe a necessidade de continuar a proliferar nas mãos de todos os leitores e cada um, à sua maneira, retirar de Iracema todas as histórias possíveis.
 
 
 
 
Seja feliz,
 
Com o apoio,
 

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan