O teu corpo é teu! (Rachel Brian)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020


Numa época cada vez mais exigente quando o assunto é privacidade e filtragem de questões/comportamentos que dispensam exposição, o livro de Rachel Brian surge como um recurso essencial nesta que é uma temática cuja intervenção se assume urgente.

Através de um grafismo muito apelativo, a autora conduz os mais pequenos (todos os adultos estão igualmente convidados nesta leitura) a caminhos de reflexão sobre o que é isso de consentimento. Mais do que centrado apenas em questões de abuso sexual - mas também - o livro aborda questões práticas do quotidiano da criança e no qual, eventualmente, se possa sentir constrangida, sem arnês de resposta.

A tendência a dizer «sim» quando queremos dizer «não» é um dos muitos exemplos destacados, bem como a capacidade de empatia, de espaço pessoal e, acima de todas as coisas, de amor próprio.

Numa cultura tão tipicamente portuguesa em que aceitar «só porque sim» nos parece (infelizmente) prática comum, nessa tendência de casar sacrifício com uma aura (errada) de bondade, este livro vem desmistificar alguns dos assuntos relacionados com o espaço pessoal que requerem ajustes na compreensão e, sobretudo, na sua prática.

Por uma inteligência emocional mais aguçada e para a promoção de competências sociais, ambos facilitadores de uma vida mais feliz e consciente, este livro de Rachel Brian assume-se de extrema relevância como recurso essencial para pais e professores. Um livro que merece lugar de destaque na sua estante.


Uma leitura com o apoio:

megustaleer - NUVEM DE LETRAS



Seja feliz,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan