O quarto de Giovanni (James Baldwin)

terça-feira, 21 de julho de 2020


James Baldwin, reconhecido romancista, foi igualmente destacado como uma das vozes mais influentes do movimento dos direitos civis.

«O Quarto de Giovanni» é considerada uma das suas obras mais importantes. Esta é uma história de amor entre dois homens, escrita por um homem negro que sempre sentiu de perto o peso do preconceito, a todos os níveis.

Se consultarmos o dicionário, a palavra «preconceito» é, entre algumas definições, entendida como «Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos. Intolerância.»

Nesta obra lemos de perto o quão longe o preconceito pode ir e, na mesma estrada, levar todos à frente, sejam eles peças centrais de uma história ou não. David é um homem feito de preconceito, que não aceita a sua homossexualidade. Será essa não aceitação que dará azo a isto que defendo: o quanto uma ação, por mais inocente que possa parecer a olho nu, se perpetua e alastra à vida dos outros. Imaginemos pessoas dispostas como cartas num castelo prestes a ruir só porque alguém decide espirrar sem pensar. O impacto desta obra, além do preconceito palpável é, numa sequência muito triste, a constatação da ideia de um contágio associado a uma palavra que, por si só, é pesada.

David, em conflito interno e constante com os seus próprios demónios, destrói a vida da noiva que nunca quis, destrói os sonhos de um pai a quem nunca permitiu dar-se a conhecer, e depois, Giovanni. Personagem singular, este homem é a personificação do amor tal como deve ser: despojado de todas as coisas. A intolerância de David, que o ama sem admitir a si mesmo, será uma colher cheia de veneno a ser dividida por ambos. Mas a culpa, essa, só a ele pertence. Se o veneno mata logo, a culpa corrói e assim é a vida deste homem que se perdeu na nostalgia do que poderia ter sido.

Se a paixão de ambos, resumida e instalada no pequeno quarto de Giovanni, nasceu e cresceu, depressa morre envolta na tragédia clássica dos cobardes. Uma tragédia que é também uma chamada de atenção à indiferença, ao orgulho desmedido, ao ego inflamado.

James Baldwin escreveu sobre um tema que, à luz de uma sociedade que teima em não mudar, se mantém mais atual do que nunca. Um livro que se tornou num clássico da literatura, uma obrigatoriedade para o despertar urgente de uma consciência (que se deseja) colectiva.


Recomendo sem reservas.





Esta leitura contou com o apoio:



Seja feliz,
Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos. = INTOLERÂNCIA

"preconceito", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/preconceito [consultado em 20-07-2020].
Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos. = INTOLERÂNCIA

"preconceito", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/preconceito [consultado em 20-07-2020].

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

A Homossexualidade ainda hoje não é encarada como um ato normal de amor. Também não discuto se é normal ou não. Cada um faz da sua vida o que muito bem entender
Acredito que seja um livro interessante de ler.
.
Abraço
Saudações poéticas

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan