O Vinho da Solidão (Irène Némirovsky)

segunda-feira, 20 de julho de 2020


O Vinho da Solidão é considerada a obra mais autobiográfica de Irène Némirovsky, que sempre manteve uma relação muito difícil com a sua própria mãe.

Nesta história conheceremos a vida da jovem Helène, em que o dinheiro e as mordomias assumem lugar em contraste com o vazio de afeto, sobretudo, por parte da mãe. Aos olhos tenros da menina, a mãe só se preocupa com a aparência e o medo incontrolável de envelhecer. Sabemos que na vida da própria autora, quando a mãe soube que estava grávida, pediu-lhe que abortasse pois não queria ser avó.
Para quem conhece em maior detalhe a vida da autora, é fácil perceber a estreiteza da história com a realidade dos factos.
 
A mãe  nesta história é também uma pessoa fútil, interessada no marido apenas pelo vislumbre dos bens materiais que usufrui. Tem amantes e a descoberta dessa realidade abre um foço na menina para sempre, roubando-lhe a infância e somando, a si mesma e na mesma medida, uma maldade que não sabia ter.

A solidão, a par com a abundância (o vinho em sentido figurado), resultam num duplo vazio e numa tristeza que se vai adensando à medida que se torna numa adolescente mais bonita e com formas bem desenhadas.

Será no florescer do corpo que aquela maldade se materializa num único objetivo: a desgraça da mãe, espezinhá-la no silêncio. Para isso, decide seduzir Max, o amante da mãe. O misto de emoções que sente é notório, sabe estar a errar, sabe, inclusivamente que não deseja aquilo para si mesma, mas a falta de amor parece gritar-lhe uma vontade de se impor, independentemente do caminho que siga ser pontuado pela moralidade, ou não.

"É um crime trazer filhos ao mundo e não lhes dar uma migalha, um átomo de amor!"

Pela temática que encerra, o vazio/maldade de uma mãe e a ânsia de amor de uma filha, esta é uma história difícil e de enorme tristeza. É nessa linha que sempre me encontro para explicar a grandeza da escrita de Irène: não há ninguém que consiga escrever a beleza de uma dor como a autora. Porque há sempre uma espécie de beleza rendida quando o assunto é uma dor profunda, que quase reconforta, como única companhia possível, e que nos pede um afastamento de tudo e todos que nos relembram, dia após dia, os nossos infortúnios.

É nesse afastamento que a jovem Helène se volta a reencontrar, na solidão de si mesma como a promessa dos (esperados) recomeços.

"Não tenho medo da vida, pensava. Foram anos de aprendizagem. Foram extraordinariamente duros, mais temperaram a minha coragem e o meu orgulho. Isso é meu, é a minha inalienável riqueza. Estou só, mas a minha solidão é ávida e inebriante."
 
Uma obra de enorme beleza a comprovar, uma vez mais, Irène como uma das minhas autoras preferidas de sempre.


Seja feliz,

1 comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Decerto que será um livro fascinante de ler.
.
Tenha um dia feliz
Cumprimentos

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan