Os Memoráveis de 2020

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Chegou o momento da publicação tradicional aqui no blogue: os meus memoráveis do ano de 2020. Li muito este ano, em parte por toda a realidade de um ano que nos obrigou a ficarmos fechados em casa. Não foi dos meus melhores anos literários, contudo, consegui reunir o meu top 10 com as melhores surpresas, com grandes livros e histórias inesquecíveis. 

Patrícia Muller foi a grande surpresa nacional.

Adorei conhecer a estranha Angel de Elizabeth Taylor. 

Daniel Mason veio reafirmar a beleza da sua escrita e fez-me conhecer uma das personagens da literatura que ficará sempre comigo: a pequena Isabel e o seu amor incondicional pelo irmão. 

Richard Yates voltou ao meu caminho para me relembrar que não há ninguém como ele para escrever a tristeza. E convenhamos, há momentos na vida em que precisamos de ler tristeza, de confrontar medos e ansiedades. Foi o livro que li em pleno confinamento e foi, sem dúvida alguma, uma companhia muito fiel. 

Irène Némirovsky a comprovar o quanto é, para mim, uma das melhoras escritoras. Creio que «Jezabel» é uma das suas obras mais marcantes. Até onde vai a vaidade e o narcisismo de uma mulher? Brilhante. Sempre brilhante. 

Foi também o ano em que conheci David Grossman e apaixonei-me de imediato. Quero ler tudo, tudo o que este homem escreve. Que escrita sensível, que de tão linda até parece que nos arde o peito. Uma linda história sobre o amor incondicional de uma mãe. Conheci Thomas Hardy e também este autor me deixou a vontade de ler tudo dele. Foram descobertas assim que me marcaram o ano: livros e autores que me fizeram querer conhecer mais e mais. 

A confirmação do talento de Lars Saabye Christensen foi a grande prenda. «Meio-Irmão» foi, sem margem para duvidar, a minha melhor leitura deste ano. Um livro que é uma família inteira, nas suas particularidades e nas suas peculiaridades. Sabemos bem que todas as famílias são peculiares e que, talvez por isso mesmo, seja a terra fértil onde crescemos e amealhamos os sonhos que nos enchem os dias.


Desejo-lhe um 2021 feliz, muito feliz.


Boas leituras,

Sem comentários:

CopyRight © | Theme Designed By Hello Manhattan